Como é estabelecida a taxa do meu empréstimo?
A taxa estabelecida para seu empréstimo deriva da classificação de risco feita pelo credor, a partir da análise do seu negócio e do momento econômico do Brasil.
Para avaliar a empresa, o credor examina documentos, dados financeiros, a capacidade de geração de caixa e as garantias oferecidas. São avaliadas, entre outras coisas, suas fontes de (i) receitas, (ii) despesas, (iii) custos financeiros, (iv) sua necessidade de capital, (v) suas margens financeiras e (vi) a qualidade dos seus ativos.
Por sua vez, o momento econômico do Brasil é considerado a partir de uma análise conjuntural. A principal métrica de referência para as taxas de juros praticadas em todo território nacional é a taxa Selic, que é definida como a taxa básica de juros para a economia. O credor analisa o nível da taxa Selic e a sua trajetória recente para determinar um ponto de referência com base no vencimento do crédito.
Como saber se a taxa está adequada?
É possível e recomendado verificar as taxas praticadas para crédito livre e/ou direcionado em diversas instituições financeiras utilizando a plataforma de dados do Banco Central, para se ter um parâmetro. Além disso, é importante fazer uma análise financeira da sua empresa para subsidiar a tomada de decisão do credor.
Essa análise permite projetar receitas, despesas e geração de caixa. Essas projeções dão previsibilidade sobre a geração de fluxo de caixa para o credor, facilitando a avaliação de risco da empresa.
A avaliação financeira é um dos serviços oferecidos pela Uúba.
Exemplo prático:
Sua empresa pegou um empréstimo com o Banco X há 3 anos, a uma taxa de 20% ao ano e com um vencimento para daqui a 5 anos. Como você acredita que essa taxa está elevada, decide renegociar a dívida e contratou a Uúba para te auxiliar nesse processo.
A Uúba realiza a avaliação financeira do seu negócio, analisa seus documentos e faz o mapeamento da conjuntura econômica do país. Com esses dados em mãos, partimos para a renegociação da dívida junto ao Banco X.
A análise realizada em preparação para a renegociação da dívida auxilia o pessoal do banco a avaliar o verdadeiro risco ligado ao financiamento, permitindo a redução da taxa original do empréstimo.
Quer saber mais?