Duas modalidades de crédito são praticadas no mercado: o crédito livre e o crédito direcionado. A principal diferença reside nas taxas de juros. A modalidade de crédito livre é caracterizada pelo livre estabelecimento das taxas de juros entre as instituições financeiras e as empresas tomadoras. Já no crédito direcionado, as taxas de juros são estabelecidas por programas de governo.
Para o crédito livre, as taxas de juros são definidas livremente e, portanto, tendem a ser mais elevadas quando comparadas às taxas praticadas no crédito direcionado, dada a motivação dos credores de aumentar a própria rentabilidade. A redução das taxas e a dilatação dos prazos dependem de negociação com base na avaliação de risco do credor acerca da sua empresa, em especial a previsibilidade do fluxo de caixa.
Já o crédito direcionado funciona como uma forma de incentivo governamental para empreendedores em setores considerados estratégicos. Por isso, o crédito direcionado tem taxas de juros reduzidas e prazos prolongados quando comparamos com as outras modalidades praticadas no mercado. Como as taxas são preestabelecidas, apesar do banco avaliar o risco associado à sua empresa, a instituição não tem gerência sobre as taxas praticadas e os prazos de pagamento.
Mesmo que não seja uma regra institucionalizada, na prática o crédito direcionado costuma ser acompanhado de restrições quanto à alocação de recursos. Em geral, os recursos são direcionados para novos investimentos e são impostas limitações sobre o uso de recursos para despesas operacionais ou administrativas. Em contraste, a finalidade do crédito livre varia de acordo com a modalidade escolhida.
Principais diferenças entre crédito livre e crédito direcionado:
As demais características do empréstimo, como período de carência, garantias e tipos de indexação da taxa obedecem a mesma lógica do quadro acima – isto é, são definidas livremente no caso do crédito livre enquanto são predeterminadas pelo governo no caso do crédito direcionado. Além dos fatores citados, o tempo de estruturação de cada financiamento acompanha o nível de burocracia da linha de crédito pretendida. Todas essas variáveis devem ser consideradas em uma avaliação financeira para escolher a melhor modalidade de crédito para o seu negócio.
O processo de análise deve ser criterioso para entender suas necessidades financeiras, onde buscar crédito e a melhor forma de distribuir estes recursos. Decisões tão importantes como a busca por financiamento, devem ser baseadas em dados e não somente em ideias preexistentes.
Na Uúba, propomos a combinação de um olhar atencioso às necessidades de cada cliente com o uso de ferramentas sofisticadas de análise. Venha conhecer nossos serviços!
Quer saber mais?